DESABAFO de um futuro geografo...

Desabafo de um futuro geografo!



Parece nostalgico ou besteira, mais o que vou falar é a realidade de muitas pessoas. A pessoa que decide fazer geografia tem que estar ciente que vai enfrentar uma série de preconceitos! Você concorda? É um absurdo, mais é isso que acontece. O que será que tem de tão ruim na geografia que muitas pessoas não a valorizam? É emocionante ver a festa dos familiares de um formando de Direito ou ao ver a aprovação para cursos como Medicina, Engenharia e outros. Mas e a geografia?

Ao responder que faço geografia muitas pessoas param e perguntam: mais porque geografia?
É demais pra mim!!!

O nosso capitalismo não brinca, e pra ele só vale quem tem o mais cobiçado, o que está na mídia ou em alta.

A nossa Geografia tem que se impor ! Nós como Geografos temos que mostrar para a sociedade a verdadeira finalidade do ensino e da prática da geografia.

Chega de falsos profissionais, com pouca capacidade intelectual, com poucos inceitivos.

O Caderno Geográfico está aqui para mostrar que existe alguem no mundo que se preocupa com a produção geografica. Tenho esse blog porque foi o meio mais acessível de publicar minhas idéias. Isso aqui naum é brinadeira.

O mundo está cheio de problemas que precisam de um parecer geográfico, porém temos deixado de exercer nosso papel dando espaço para biologos, engenheiros, bailarinos (sátira)... Como podemos pedir algo da sociedade se não damos nada em troca?
Continua a luta de nosso grande ícone Milton Santos que lutava por uma Geografia NOVA, e eu acrescentaria a palavra ATUANTE. O engraçado é que Milton Santos nem formado em geografia era!!!!

Não vamos fazer nenhuma revolução, vamos apenas por em prática algo que temos em nossa mãos, O conhecimento. Vamos revisar o conceito de Geografia... vamos produzir, vamos estudar, vamos mostrar a nossa cara!



CONCORDE COM O QUE EU DISSE, OU DISCORDE, PRECISO VER SUA OPINIÃO! NÃO ADIANTA TERMOS UM CANAL DE DEBATE SE AS PESSOAS NÃO DESEJAM DEBATER!
Click no link (comentários ) abaixo e deixe seu comentário.

NOTÍCIAS VOCÊS ENCONTRAM AI NA INTERNET...

CONCORDE COM O QUE EU DISSE, OU DISCORDE, PRECISO VER SUA OPINIÃO!

O OBJETIVO DO CADERNO GEOGÁFICO É VALORIZAR A IMAGEM DA GEOGRAFIA!
SE UNA A ESTA GRANDE IDÉIA!

4 comentários:

  1. Muito bom, esse texto coloca em ponto central a ciência geográfica e seus produtores.

    Eu como um estudante de Geografia pela UESPI, amo essa Ciência que é ainda criticada por pessoas que não a conhecem...

    eu tambem tenho um blog sobre geografia ...

    meu é Rafael faço o IV bloco de GEOGRAFIA UESPI

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo totalmente!!
    Sinto muito quando vejo a cara de 'desprezo' das pessoas ao afirmar que faço Geografia. Muitas vezes isso me dá até desmotivação.
    Estou nessa luta... e fico feliz em ve que outros também pensam assim...

    Patrícia Rossiter, 3º Período de Geografia da UPE.

    ResponderExcluir
  3. A tuma da Famam passa por esse problemas. O curso está acabando por falta de alunos,

    ResponderExcluir
  4. Achei doido o que vc disse, sou estudante de engenharia Ambiental, mas to trancando minha faculdade pra fazer geografia que é minha paixão, e eu sou mais um louco que irá fazer geografia, pra ficar desempregado e dando aullas, como dizem por ae. O mundo pede socorro, e poucas pessoas ouvem.

    parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir