Ciclones extratropicais... Um fenômeno frequente no Brasil!

Tudo sobre Ciclones ...

Por: Augusto Nery


Os ciclones, independente da região onde ocorrem, se formam com a associção de um sistema de baixa pressão, ou seja uma região onde a pressão atmosférica é baixa, e a tendência do ar é subir, formando assim o que os especialistas chamam de sistema de levantamento.
Segundo especialistas existem regiões chamadas de ciclogenéticas, e sao nelas inde se formam os ciclones.

Na América do Sul as principais regiões ciclogenéticas são: o nordeste da Argentina, o Uruguai, o Paraguai, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.


Os ciclones podem ser classificados de duas maneiras: os CICLONES TROPICAIS são aqueles que se formam na região entre os trópicos de Capricornio (Sul) e Cancer (Norte), onde a água do oceano chega aser superior a 28ºc, com um deslocamento aleatório; Já os CICLONES EXTRATROPICAIS se originam fora da região dos tropicos. É comum a ocorrencia em áreas continentais próximas ao oceano, seu deslocamento é sempre de Oeste para Leste e atingem maior velocidade no oceano.

Segundo especialistas, é comum a formação de Ciclones extratropicais no Brasil mas por se formarem longe da costa geralmente não são sentidos.

São mais frequentes entre os mêses de abril e setembro, porém nada os impedem de ocorrer em outras épocas do ano.

Quanto a circulação dos ventos varia de acordo com o hemisfério: no hemisfério norte sua circulação e anti-horária, e no hemisfério sul ( no caso do Brasil) o sentido dos ventos é horário.

Os ciclones chamaram atenção do mundo mais uma vez no dia 03.05.2008, quando um ciclone provocou a morte de cerca de 22,5 mil pessoas em Mianmar (Asia).



No Brasil não costumam causar muitos estragos pois geralmente se formam longe da costa brasileira.


Um comentário: